segunda-feira, novembro 19

Serviços de saúde e pesquisas em saúde no SUS:a interação que não aconteceu

Ao criar este Blog no dia 26/12/2006, era intenção gerar um sistema informacional interativo por acreditar "...que o SUS necessita de pesquisas acadêmicas para alcançar suas diretrizes (principalmente a integralidade) e um diálogo entre academia e serviço torna-se necessário, utilizando para isso os "jogos de linguagem" como propõe Contandriopoulos & Souza..."http://pesquisasco.blogspot.com/2006/12/apresentao.html#links.


Estando para completar um ano de existência, a expectativa de gerar interação não se confirmou, o blog funcionou mais como um diário com informações esparsas, relacionadas às pesquisas, ou de uma idéia de rede que ainda não é possível de se realizar.

Com a descentralização das autorizações, creio que facilitamos os trâmites burocráticos para os pesquisadores encaminharem seus projetos ao CEP/SMS, com o custo de perdemos o conhecimento panorâmico das pesquisas que são realizadas na região centro oeste.

Mais importante do que este conhecimento panorâmico de uma lista sem muito sentido, é a divulgação dos resultados das pesquisas para que o conhecimento adquirido seja, de alguma forma, divulgado ou guardado numa memória virtual de fácil acesso.

Será essa a ênfase do Blog no seu segundo ano, se ele sobreviver até lá!