"Desafio para a atenção básica: incorporação da assistência em saúde mental"
Tese de Doutorado: Dra. Edith Lauridsen Ribeiro
"Com o objetivo de avaliar a atenção em saúde mental na atenção básica de saúde foi realizado um estudo comparativo entre os diagnósticos de Problemas de Saúde Mental (PSM), realizados pelos pediatras, e os prováveis PSM identificados por meio da aplicação de um questionário padronizado (CBCL). O estudo foi realizado com crianças de 5 a 11 anos atendidas em uma unidade básica de saúde (UBS), entre agosto e outubro de 2002, no Município de São Paulo, Brasil. Para aprofundar a análise foram realizadas 11 entrevistas com os pediatras da UBS. A análise de 411 prontuários e dos 206 questionários aplicados aos pais, mostram que os pediatras realizaram diagnóstico de PSM em 17,5% das crianças atendidas. Quando comparado com os prováveis PSM identificados pelo CBCL, apenas 25,3% das crianças são identificadas com PSM pelos médicos. A entrevista realizada com os pediatras identifica dificuldades na definição de PSM, a carência de instrumentos para o reconhecimento dos problemas e falta de um sistema de encaminhamento, e carecem de apoio técnico específico."
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2006000900015
Esta tese é da Coordenadora Regional de Saúde Centro-Oeste, defendida em 2003 na Faculdade de Saúde Pública e publicada no "Cadernos de Saúde Pública", em 2006. É um estudo de caso de caráter descritivo e explanatório tendo como campo de pesquisa uma UBS da região.
Aborda a questão da "integralidade vertical", enfocando o sub-diagnóstico dos problemas de saúde mental em crianças, um recorte importante no desenvolvimento do SUS, da referência/contra-referência, da capacitação dos profissionais e da universalidade na atenção às crianças de 5 a 11 anos.
"Com o objetivo de avaliar a atenção em saúde mental na atenção básica de saúde foi realizado um estudo comparativo entre os diagnósticos de Problemas de Saúde Mental (PSM), realizados pelos pediatras, e os prováveis PSM identificados por meio da aplicação de um questionário padronizado (CBCL). O estudo foi realizado com crianças de 5 a 11 anos atendidas em uma unidade básica de saúde (UBS), entre agosto e outubro de 2002, no Município de São Paulo, Brasil. Para aprofundar a análise foram realizadas 11 entrevistas com os pediatras da UBS. A análise de 411 prontuários e dos 206 questionários aplicados aos pais, mostram que os pediatras realizaram diagnóstico de PSM em 17,5% das crianças atendidas. Quando comparado com os prováveis PSM identificados pelo CBCL, apenas 25,3% das crianças são identificadas com PSM pelos médicos. A entrevista realizada com os pediatras identifica dificuldades na definição de PSM, a carência de instrumentos para o reconhecimento dos problemas e falta de um sistema de encaminhamento, e carecem de apoio técnico específico."
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2006000900015
Esta tese é da Coordenadora Regional de Saúde Centro-Oeste, defendida em 2003 na Faculdade de Saúde Pública e publicada no "Cadernos de Saúde Pública", em 2006. É um estudo de caso de caráter descritivo e explanatório tendo como campo de pesquisa uma UBS da região.
Aborda a questão da "integralidade vertical", enfocando o sub-diagnóstico dos problemas de saúde mental em crianças, um recorte importante no desenvolvimento do SUS, da referência/contra-referência, da capacitação dos profissionais e da universalidade na atenção às crianças de 5 a 11 anos.
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