"A prática educativa dos agentes comunitários do PSF à luz da categoria Práxis"
Dissertação de Mestrado
Escola de Enfermagem-USP
Autora: Carla Andrea Trapé
Orientadora: Profª Cassia Baldini Soares
Área de concentração
Enfermagem em Saúde Coletiva
Resumo Original
"O objeto do presente trabalho é a educação em saúde como uma prática realizada pelo agente comunitário de saúde (ACS) do Programa de Saúde da Família (PSF). Teve como objetivos analisar as concepções de educação, saúde e educação em saúde que norteiam as práticas educativas dos ACS da Coordenadoria de Saúde da Subprefeitura do Butantã bem como analisar o caráter dessas atividades educativas. A coleta de dados ocorreu por meio de grupos focais e entrevistas individuais com 39 agentes das quatro unidades de saúde da coordenadoria que desenvolvem ações vinculadas ao PSF. Os procedimentos de análise seguiram as recomendações da análise temática, tendo a práxis como categoria de análise. Em relação à atividade teórica, componente da práxis, constatou-se que à medida que se partia da concepção de educação e chegava-se na de saúde e de educação em saúde, enfraquecia-se o caráter transformador do discurso. Sendo assim, enquanto os temas a respeito da educação equilibravam-se entre a concepção mais conservadora e a mais transformadora de educação, os temas a respeito de saúde e educação em saúde - mais diretamente relacionados com o saber operante - revestiam-se acentuadamente de um caráter conservador. A saúde então era vista como resultado de múltiplos fatores e a educação em saúde como transmissão de informações para se adquirir saúde. Essa atividade teórica acabou por guiar uma atividade prática característica da práxis reiterativa em que os agentes não participam do planejamento do processo de trabalho em saúde e não dominam o “objeto ideal”, reproduzindo tarefas planejadas por outros. Essa práxis não produz o “novo”, condição essencial para a transformação da realidade de saúde, além de resultar em alienação dos agentes do processo de trabalho em saúde. A superação da práxis reiterativa na direção de uma práxis criadora dar-se-ia por meio da qualificação do trabalho dos agentes, aperfeiçoando as concepções e o saber operante - de educação, saúde e educação em saúde, da perspectiva da saúde coletiva - que iluminam o recorte do objeto e instrumentalizam a prática para apoiar, junto dos grupos sociais, o processo de transformação da realidade de saúde e de construção da cidadania plena. Tarefa que depende fundamentalmente da concretização do SUS nos modelos de atenção que superem as armadilhas da alienação no trabalho."
Link:http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7137/tde-23102006-100109/
Esta dissertação de mestrado foi defendida em 16/05/2005, teve como campo da pesquisa Unidades do PSF da região do Butantã e foi publicada no portal de teses e dissertações da USP(http://www.teses.usp.br/).
Além do resumo, é possível baixar, no link, a tese integral em pdf para consulta.
O portal de publicação das teses e dissertações da USP será mais uma fonte de pesquisa para a divulgação dos projetos realizados na região centro-oeste.
Na "hiperlinkagem" dos sites e divulgação dos conteúdos, esperamos ser fonte de conhecimento, de informação e de interação em rede na região centro-oeste, ser "fonte da superação reiterativa da práxis", como diz a pesquisadora no resumo, criando um novo diálogo entre as academias e os serviços de saúde.
Escola de Enfermagem-USP
Autora: Carla Andrea Trapé
Orientadora: Profª Cassia Baldini Soares
Área de concentração
Enfermagem em Saúde Coletiva
Resumo Original
"O objeto do presente trabalho é a educação em saúde como uma prática realizada pelo agente comunitário de saúde (ACS) do Programa de Saúde da Família (PSF). Teve como objetivos analisar as concepções de educação, saúde e educação em saúde que norteiam as práticas educativas dos ACS da Coordenadoria de Saúde da Subprefeitura do Butantã bem como analisar o caráter dessas atividades educativas. A coleta de dados ocorreu por meio de grupos focais e entrevistas individuais com 39 agentes das quatro unidades de saúde da coordenadoria que desenvolvem ações vinculadas ao PSF. Os procedimentos de análise seguiram as recomendações da análise temática, tendo a práxis como categoria de análise. Em relação à atividade teórica, componente da práxis, constatou-se que à medida que se partia da concepção de educação e chegava-se na de saúde e de educação em saúde, enfraquecia-se o caráter transformador do discurso. Sendo assim, enquanto os temas a respeito da educação equilibravam-se entre a concepção mais conservadora e a mais transformadora de educação, os temas a respeito de saúde e educação em saúde - mais diretamente relacionados com o saber operante - revestiam-se acentuadamente de um caráter conservador. A saúde então era vista como resultado de múltiplos fatores e a educação em saúde como transmissão de informações para se adquirir saúde. Essa atividade teórica acabou por guiar uma atividade prática característica da práxis reiterativa em que os agentes não participam do planejamento do processo de trabalho em saúde e não dominam o “objeto ideal”, reproduzindo tarefas planejadas por outros. Essa práxis não produz o “novo”, condição essencial para a transformação da realidade de saúde, além de resultar em alienação dos agentes do processo de trabalho em saúde. A superação da práxis reiterativa na direção de uma práxis criadora dar-se-ia por meio da qualificação do trabalho dos agentes, aperfeiçoando as concepções e o saber operante - de educação, saúde e educação em saúde, da perspectiva da saúde coletiva - que iluminam o recorte do objeto e instrumentalizam a prática para apoiar, junto dos grupos sociais, o processo de transformação da realidade de saúde e de construção da cidadania plena. Tarefa que depende fundamentalmente da concretização do SUS nos modelos de atenção que superem as armadilhas da alienação no trabalho."
Link:http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7137/tde-23102006-100109/
Esta dissertação de mestrado foi defendida em 16/05/2005, teve como campo da pesquisa Unidades do PSF da região do Butantã e foi publicada no portal de teses e dissertações da USP(http://www.teses.usp.br/).
Além do resumo, é possível baixar, no link, a tese integral em pdf para consulta.
O portal de publicação das teses e dissertações da USP será mais uma fonte de pesquisa para a divulgação dos projetos realizados na região centro-oeste.
Na "hiperlinkagem" dos sites e divulgação dos conteúdos, esperamos ser fonte de conhecimento, de informação e de interação em rede na região centro-oeste, ser "fonte da superação reiterativa da práxis", como diz a pesquisadora no resumo, criando um novo diálogo entre as academias e os serviços de saúde.
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